Pastorais Diversas

Cosmópolis – SP

Data da Fundação: 15 de março de 1968

Irmãs Fundadoras da Obra: Madre Cristina Maria, Ir. Cláudia Bovo, Ir. Maria Rita e Ir. Beatriz Carqueijo.

Objetivo da Obra: Pastoral Paroquial, para que as Irmãs inseridas no meio do povo ajudassem nos diversos setores: Evangelização, Catequese de crianças e adultos, promoção humana, visitas às famílias e aos doentes

Histórico: Em 1967, estavam as Irmãs em Jaguariúna, São Paulo, sem condições de levarem avante seu trabalho Pastoral na cidade, quando Madre Maria Helena da Cruz, então Superiora Provincial brasileira, na época, resolveu falar com o Arcebispo D. Antonio Maria Alves de Siqueira, a fim de tratar do fechamento da casa, entregando-a de volta.
Para surpresa D. Antonio responde que não fechava a casa mas que a transferiria para uma outra cidade, onde um sacerdote velinho necessitava com urgência da ajuda das Irmãs. O sacerdote em questão era Monsenhor D. João Batista Maria Rigotti, que reconheceu a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário serem as mesmas que em 1906, cuidaram do seminário onde cursava ainda em Pouso Alegre, acolhendo-as com grande alegria e muito carinho, atribuindo a Providência Divina tal iniciativa, recebendo-as como presente do céu para ajudá-lo no trabalho do Reino…
E assim chegaram em Cosmópolis no dia 15 de março de 1968, Madre Maria Cristina, Ir. Zita e Ir. Beatriz Carqueijo (que na ocasião encontrava-se enferma, não podendo deixar o hospital para a inauguração da casa).
As Irmãs sem demora colocaram-se no trabalho do Reino… E fiéis a seu Fundador, Padre Bonhomme, através da pastoral, em suas diversas faixas levam adiante seu ideal de tornar o Criador conhecido das criaturas, a partir das mais profundas aspirações humanas, sociais, profissionais, morais e religiosas, forjando a fisionomia Calvariana.

Realeza – PR

Data da Fundação: 11 de fevereiro de 1967

Irmãs Fundadoras da Obra: Ir. Maria das Dores (Rosa Umbelina), Ir. Maria Zita e Ir. Maria Iolanda de Jesus

Histórico: A família Zanchet foi o instrumento que se serviu a Providência para levar a termo esta fundação. Sr. Rubem e Dona Umbelina, primeiros moradores da cidade, sentiram brotar no coração o desejo de terem aí as Calvarianas. Depois de 3 a 4 anos de espera, o grande ideal da família Zanchet foi enfim realizado.
Na época a Madre Geral Mère Pierre du Christ, encontrava-se no Brasil. Ao ser lhe apresentado o pedido da nova fundação, delegou duas de suas conselheiras, dentre as quais a própria provincial, para irem a Realeza afim de estudarem a possibilidade da abertura de uma casa da Congregação nesta localidade.
No dia 07 de dezembro, realizou-se uma reunião com as pessoas interessadas na ida das Irmãs: Padre Ludovico Redim, vigário de Realeza e a Comissão da Paróquia; e no dia 08 deram por aceito o projeto de fundação. As atividades das Irmãs consistiria, sobretudo, na catequese paroquial, abrangendo seu âmbito de trabalho não só os habitantes da cidade como também dos arredores; a direção de um Curso Primário, que por ter sido aceito no dia 8 de dezembro recebeu o nome de Externato Imaculada Conceição; e dariam aulas de religião nos estabelecimentos escolares da cidade.
A Reverenda Madre Geral, deu com entusiasmo sua aprovação para a nova fundação, esta foi marcada para o dia 11 de fevereiro, festa de Nossa Senhora de Lourdes. Três Irmãs foram escolhidas para aí trabalharem: Ir. Maria das Dores, Ir. Maria Zita e Ir. Maria Iolanda de Jesus.
As Irmãs foram recebidas com rojões, as crianças corriam até elas para lhes entregarem flores do campo, depois foram até o Colégio formando uma grande procissão.

Seberi – RS

Nossa Missão é ser presença materna e alegre, através das visitas e escutas de nossos destinatários. Ir ao encontro dos mais necessitados de Deus.Em nossas atividades pastorais , procurando ser testemunhas de Jesus Cristo e do seu Reino.

Através de visitas diárias hospitalar para conforto físico, moral e espiritual aos doentes e seus familiares.Também junto aos movimentos como Pastoral da criança e
assistência com remédios preventivos naturais.  Na Catequese:  Coordenando e ajudando na formação permanente dos catequistas, catequizandos e pais.

Na educação da fé, na escuta, acolhida,acompanhamento das crianças, jovens e adultos, tentando fazer descobrir o grande Amor que Deus tem por todos.

028 029

 

 

Ano da Misericórdia

Ano da Misericórdia

CNBB

CNBB

CRB

CRB

Site da França

Site da França