IRMÃS CALVARIANAS INICIAM ASSEMBLEIA PROVINCIAL DE 2017

Betânia, casa do encontro!
Na alegria do encontrar-se, pouco a pouco as Irmãs Calvarianas espalhadas pelos recantos deste nosso imenso Brasil, foram chegando à nossa Betânia, que é a Casa Provincial.
As queridas Irmãs desta comunidade, com carinho prepararam tudo na ternura materna para uma acolhida aconchegante.
Ainda ontem, dia 02 de janeiro, o grupo das Irmãs que compõe o AVIC – Animação Vocacional das Irmãs Calvarianas, passaram o dia em reunião avaliando, planejando, compartilhando as experiências em vista de dar passos na construção do Itinerário de Animação Vocacional da Província, tendo como base o plano de Formação da Congregação.
Embaladas pela mística da costura, com o poema de Cora Coralina intitulado “Sou feita de retalhos”, cada Irmã presente, elaborou seu salmo de gratidão pelos retalhos coloridos que foram costurando no coração no ano de 2016, pois, “Se a vida te der retalhos…Faça uma colcha! ”.
À noite, as últimas irmãs foram chegando e aumentando o colorido de nossa casa provincial com a alegria do encontrar-se, do estar juntas partilhando e celebrando a vida.
Hoje, dia 03 de janeiro, às 8h, iniciamos nossa assembleia cantando e suplicando a presença inspiradora das luzes do Espírito Santo: “Que a tua luz, venha acender de amor e graça os corações, irradiando esperança às multidões, vem saciar hoje a nossa procura, e espalhar no sonho a ternura! ”.  Embaladas por este Espírito Vivificador desejamos viver esta VIII Assembleia Provincial com o tema “Transformar a Missão à Luz do Carisma”, ao mesmo tempo que indicaremos a nova equipe de animação para o próximo triênio.
Ir. Conceição, iniciou este primeiro momento místico-orante, e convidou as Irmãs que compõe com ela, a equipe da animação provincial do triênio 2014-2016 para dar as boas-vindas às 75 participantes da assembleia, e em seguida remeteu as presentes à uma breve recordação da vida da província neste triênio com apresentação de fotos, tecendo uma gratidão especial à equipe de Animação Geral, ao tempo em que todas saudaram com palmas a presença de Hermana Viviana, superiora geral.
“Há um tempo para germinar, para crescer e colher”, com esta afirmativa, celebramos a vida da província Calvariana do Brasil, expresso na vida de cada Irmã que se fez semente e dela cuidou para que muitos frutos fossem colhidos ao longo deste triênio que se encerra.
No desejo de continuar cuidando da vida, a Equipe de Animação Provincial entregou a planta Suculenta, que adora luz, como símbolo desta caminhada, do cuidado, e da necessidade de constantemente buscar a LUZ da Divina Ruah.
Como proposta da Equipe de Animação Geral, este primeiro dia será de oração. Retirar-se, silenciar-se para deixar que o Mestre Jesus nos ensine. Assim, Ir. Maria Elena Guariento, pela equipe de espiritualidade, motivou a reflexão para adentrarmos nesta dinâmica de escuta, silêncio, aprendizado e revisão pessoal, ao aprofundar o evangelho de Mc, 10,35-45 iluminado por nossa constituição no número 5 e 27.
Permaneça em comunhão e oração por esta assembleia que se seguirá até o dia 09 de janeiro.
 
Fraternalmente,
Ir. Cássia Pereira Carvalho
 Ir. Maria da Conceição R. Pinheiro

Ano da Misericórdia

Ano da Misericórdia

CNBB

CNBB

CRB

CRB

Site da França

Site da França